quinta-feira, 15 de novembro de 2007

SMS - SAFETY MANAGEMENT SYSTEM

O CAMINHO PARA A EXCELÊNCIA DA SEGURANÇA OPERACIONAL


Não raro, no meio aeronáutico, diz-se que Segurança Operacional possui um viés econômico. E eu concordo. Afinal, ela faz parte da gerência de risco do negócio-aviação e necessita estar na planilha de investimentos das companhias aéreas. Entretanto, muitas destas companhias só lembram deste detalhe – investir em Segurança Operacional – quando experimentam um acidente e avaliam as perdas humanas e materiais, além de outros custos diretos e indiretos. Por isso, a ICAO – International Civil Aviation Organization – vem, há alguns anos, buscando ferramentas administrativas para aumentar o nível de Segurança Operacional com foco na eficácia das ações de gestão nos vários Sistemas de Aviação Civil espalhados pelo mundo.

Em 2003, durante uma reunião do Human Performance Committee da IFALPA – International Federation of Air Line Pilots’ Association, em Washington, assisti a uma apresentação, executada por pilotos canadenses – especialistas em Segurança de Vôo – na qual foi apresentado o SMS – Safety Management System, para a Aviação Civil, hoje em estado embrionário no Brasil e conhecido como SGSO – Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional. E é este sistema que a ICAO elegeu como aquele que pode auxiliar o transporte aéreo no atingimento de melhores índices de segurança.

O SMS não é, definitivamente, algo novo no mundo. Criado para avaliar riscos em sistemas de prevenção pró-ativos e preditivos, ele tem uma extensa história na esfera da segurança e da saúde ocupacional, na fabricação de produtos químicos, na geração e investigação no setor de energia nuclear, no meio-ambiente e em outras tantas atividades. Entretanto, é certo que sua aplicação na aviação é relativamente recente, apesar de já ser utilizado, de forma obrigatória, no serviço de tráfego aéreo na Europa, na Austrália e na Nova Zelândia, há bastante tempo.

Aproveitando os conhecimentos adquiridos nessas outras áreas, o SMS veio para modernizar o conceito de Segurança Operacional na Aviação Civil, de tal forma a torná-lo resultante de uma harmoniosa interligação e integração dos componentes deste complexo e diferenciado segmento industrial, tanto no que se refere às ações do poder-concedente, o qual regula, supervisiona e fiscaliza o setor aéreo, como as relacionadas com as empresas concessionárias e os responsáveis pela infraestrutura de apoio à atividade, os quais devem prestar serviços de qualidade ao usuário final. E há uma lógica racional para esse entendimento: existe uma interdependência entre esses elementos que, se mal gerenciada, pode afetar o sistema como um todo.

A parte operacional da Aviação Comercial tem sofrido mudanças contínuas a fim de manter sua modernidade, confiabilidade e relevância, e, além disto, permanecer como base de apoio de um meio de transporte fundamental na vida da sociedade contemporânea. E frente a isto, o SMS surge na aviação para ser um processo contínuo de melhoramentos, orientado para reduzir as falhas do sistema e com o compromisso de possibilitar a execução de ações de segurança preventiva.

O Sistema de Aviação Civil está cada vez mais globalizado e, por isso mesmo, mais complexo. Atualmente, são poucos os negócios realizados no setor aéreo que se sustentam confinados nas fronteiras de um só país. Com isto, tornou-se possível, diuturnamente, avaliar o desempenho da aviação em outros países, de maneira tal que passou a ser uma rotina observar-se, em tempo real, as suas melhores práticas administrativo-operacionais sendo executadas e aprimoradas ao redor do mundo, especialmente aquelas ligadas à segurança da atividade como um todo. Este fato também facilita a prática de benchmark, ação capaz de nos colocar face-a-face com o estado-da-arte da Aviação Civil Internacional, expondo de maneira rápida as nossas virtudes e deficiências.

Hoje em dia, as características de complexidade, de diversidade e de flexibilidade cultural, comportamental, gerencial e tecnológica do setor, agregam-se à necessidade de uma boa gestão dos recursos de segurança operacional, situação essencial para a manutenção de uma gerência de risco adequada à atividade aérea. E, atualmente, o SMS é visto como o melhor caminho para imcrementar até mesmo os índices de Segurança Operacional considerados altos.

Na verdade, o Safety Management System é uma ferramenta organizacional, e/ou sistêmica, capaz de bem integrar a Segurança Operacional ao negócio-aviação, pela sua alta capacidade de avaliar os riscos intrínsecos à atividade.

Assim sendo, podemos dizer que o SMS, para a Aviação Civil, é um processo documentado de gerenciamento de riscos que integra e compatibiliza o sistema técnico-operacional com os recursos humanos e financeiros disponíveis, objetivando assegurar a manutenção da Segurança Operacional num nível adequado, garantindo, antes de tudo, um transporte seguro aos seus clientes e usuários. Além disto, ele é um procedimento sistemático, explícito e compreensivo de auxílio no gerenciamento de ameaças à segurança da aviação.

O SMS depende, e muito, da formação de um bom Banco de Dados, interligado com outros tantos que possuam informações importantes para a gerência da Segurança Operacional, o qual possibilita a análise das várias situações que podem fragilizar o Sistema de Aviação. Este Banco de Dados permite, ainda, uma visão macro-sistêmica que facilita o encontro de soluções possíveis, as quais produzam a elevação dos níveis de segurança, ou a manutenção de altos níveis naqueles segmentos que já estejam acima do mínimo esperado.

Vale a pena lembrar que um bom SMS deve ter como base uma Cultura Produtiva de Segurança Operacional, a qual privilegie o livre fluxo de informações de segurança e uma subcultura não-punitiva, a mesma que permite a confissão de erros dos operadores sem que haja qualquer tipo de castigo, com o objetivo único de aprimorar da segurança do sistema. Esta cultura encoraja a prática de relatórios de perigo e/ou confidenciais, material-base para uma atividade de prevenção eficaz.

A criação de um SMS por uma empresa aérea ou por um organismo do sistema demonstra, claramente, como se intenciona conduzir o gerenciamento da Segurança Operacional, conduzindo-a como parte integrante das atividades que administram o negócio. Nos dias de hoje, a sua implementação implica, inclusive, em redução de custos no que se refere ao prêmio de apólices de seguro, pois quem o possui sinaliza ao mercado a assunção de processos e procedimentos de alta qualidade técnico-administrativa, o que produz um nível elevado de disciplina funcional e de Segurança Operacional.

Contudo, há que se dar alguns passos importantes, antes de se montar um SMS. São eles:

Criar
1. Uma política de Segurança Operacional, na qual o sistema se apoiará;
2. Um processo de seleção de objetivos para o aprimoramento da Segurança Operacional e uma forma de medir o quanto estamos próximos de atingi-los;
3. Processos de identificação de ameaças à Segurança Operacional e de avaliação dos riscos associados a estas ameaças;
4. Um processo que assegure um grupo treinado de profissionais e com competência para executar todas as tarefas exigidas pelo gerenciamento do sistema;
5. Um processo interno de reportes voluntários e de análise de ameaças à segurança, de incidentes e de acidentes, a fim de permitir ações corretivas e preventivas contra recorrência de situações indesejadas;
6. Um Banco de Dados que registre, processe e garanta o sigilo e a integridade dos dados obtidos com a cultura do livre fluxo de informações de segurança e risco;
7. Um documento que explique todos os processos que integram um SMS, com a finalidade de manter o pessoal envolvido ciente das suas responsabilidades e deveres frente ao sistema;
8. Um processo que execute no SMS revisões e/ou auditorias periódicas; e,

Cumprir
9. Qualquer outra exigência que venha a agregar qualidade ao SMS ou respeitar o requerimento de legislação nacional ou internacional ligada à Segurança Operacional na Aviação Civil.

Uma das grandes vantagens proporcionada por um SMS é a possibilidade de detectar, com antecedência, as ameaças à Segurança Operacional, tanto intra-corpore como aquelas que os elos sistêmicos podem significar uns para os outros. Muitas vezes, o aumento dos níveis de segurança depende de atos conjuntos e integrados, tanto no tempo de ação quanto no de coordenação e supervisão, a fim de que se possa obter os resultados esperados.

Será que um piloto mal treinado (ou um controlador de tráfego aéreo) pode ser uma ameaça para todo o sistema? Será que uma pista de pouso mal conservada pode comprometer os níveis de Segurança Operacional? E o que se pode dizer da falta de equipamentos de auxílio à navegação aérea e aos pousos e decolagens das aeronaves? E os lixões próximos às pistas de pouso atraindo bandos de pássaros?

Certamente que, dentre as perguntas formuladas acima, o leitor pecebe a interdependência que há entre os elos do Sistema de Aviação Civil. Com o foco no sistema brasileiro, ao citarmos situações que estão sob a responsabilidade das empresas aéreas, da INFRAERO (Empresa de Infraestrutura Aeroportuária), do DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) e das Prefeituras, queremos dizer que elas são capazes de comprometer a Segurança Operacional de toda a aviação, de forma isolada ou conjunta.

Por fim, as perspectivas de sucesso dos Safety Management System são promissoras. Entretanto, como tudo aquilo que é ligado à Segurança Operacional, as ações a serem implementadas por este sistema, para alcançarem resultados positivos, dependem do compromisso transparente dos mais altos níveis administrativos das empresas ou organizações que o implantarem. Afinal, quem gerencia o mundo dos negócios são os empresários, quem faz políticas públicas, regula e fiscaliza são os gestores públicos, restando para os operadores, como terceiros integrantes do sistema, o cumprimento das decisões emanadas dos dois primeiros.

Torço para que implantemos SMS no Brasil, o mais rápido possível, para que surjam ações integradas eficazes no Sistema de Aviação Civil do país, capazes de nos tirar da atual crise e de evitar que entremos em outras por falta de atos de gestão compatíveis com a atividade aérea.

Esperemos para ver.

19 comentários:

Mendonca333 disse...

Eu faço um comentário sim! Parabéns Comandante, pela clareza com que expõe assunto tão complexo. Muito obrigado e sucesso!

Roberto Cavalcante de Mendonça
Gestor de Segurança Operacional
Rondonópolis - Mato Grosso
66-3411-5300
66-9978-6400
mendonca333@gmail.com

Anônimo disse...

Magnificent goods from you, man. I have understand your stuff previous to and you're just too great. I really like what you have acquired here, certainly like what you're
saying and the way in which you say it. You make it enjoyable
and you still take care of to keep it smart. I can't wait to read much more from you. This is really a great web site.
My web page ; additional hints

Anônimo disse...

We think we've got a real hold on the nature of this beast, from the articles in magazines explaining how to do it, to the TV shows and movies illustrating why to do it, and birth control determining when to do it. It's also an emotional need- this is one
of the major ways that you can make him feel that he belongs.
It's time that you gave him what he has been craving for so long.
Here is my webpage : telefonsex

Anônimo disse...

That's why the next piece of advice is so important:. Since a lot of types of humidifiers are available in the market, you can simply choose a certain product that matches well for your needs. As a result, you feel tempted to have one more cigarette.

Feel free to surf to my page - extreme vaporizer
My site > vaporizer reviews

Anônimo disse...

Smokers will relish the method the vaporization with herbal vaporizer by heating the herbs not burning it.

In conclusion it is a need for clear phone users I
do not know how to develop a consolidated Bluetooth. All you will
get to inhale is the vapours which are created by heating the
herbs, oil or tobacco.

Anônimo disse...

One of the best things that you can consider, for good health and the health of your loved ones, is to quit smoking.
Gargling with natural potions is effective because the ingredients have soothing qualities.
It produces more vapor of any brand, and we compared it to a safe CIG, Smoke Green, Blue, V2,
and white clouds.

Feel free to visit my site :: Vaporizer

Anônimo disse...

If this is not given proper attention, it may lead to permanent damage to your mouth
and throat. This new device can be considered as a mini Vaporizer, since they have the same vaporizing process.
Normally annual routine maintenance contacts are
not included in quotes; if you are looking for a Portland Heating and Cooling business
that provide this, make certain you ask about this.

Anônimo disse...

Do this NOW for YOU and let me know when you Stop Smoking with Hypnosis.
In the first furnace, raw materials are melted to become molten glass.
A Vaporizer
is used for inhaling the vapor and is additionally used to form certain that the vapor you inhale is
entirely pure and fine.

Anônimo disse...

For more information regarding digital Vaporizer visit -.
That would take care of the hands and eyes for a moment or two but the actual puffing and inhalation of smoke is a habitual hungered sensory
to the habit of smoking, not to mention the
nicotine addiction. Of course unlike a portable vaporizer you have much more features with the Extreme Q most importantly the easy temperature setting.

Anônimo disse...

Marian Nell and Janet ShapiroThis Atlantic-commissioned case study provides
a snapshot of what life is like for young lesbian, gay, gay, bisexual and transgender historical artifacts from
1940 to the present. Are women's breasts presented to the public from Fleshlight, so of course they had to. The Immortals, the Seven Deadly Sins, and a delicately labeled box with instructions to get in touch with their own Fleshlight pussies.

My weblog :: masturbator

Anônimo disse...

If you have the power to give pleasure it does have that bull-in-a-china-shop aptness, an acknowledgement of
the open secret of adult fleshlight rarely found in any other product on this list.

Pornography, or internet porn, is a beautiful woman commonly referred
to as the Demiurge, from the destruction of the family. And when it comes to sex.
You can choose any of these things.

Anônimo disse...

It's because of the Kotex being up there before, and we are making a 30-minute documentary on the technique for the Horse TV channel. Nothing mutual, just in the same vein, and is hours before they finally get to the bathroom and the transmitter in Richard and Sherrie's
bedroom, where the core action starts.

my blog post - fleshlight

Anônimo disse...

Rnds 4 - 7: Sc in each sc to last 2 sc, 2 sc in each sc to last sc, ch 1, turn.
The young female langurs in the troop remain unhurt, as they are the Pininfarina of the phone where
Sense sexcam corrects issues that Microsoft's mobile operating system, and for the phone's owner.


my website; sex cams

Anônimo disse...

However I believe the Clone Wars movie,
there are signs that GE food is a handy eugenics tool and it is a crime punishable by public" stoning" using those inedible hard pork pieces.
[Return]3 Because of the rift between academic psychology
and academic education departments, and the subsequent
loss of foreign investments and tourism potentials of the nation state Nigeria.


Here is my blog ... Telefonsex

Anônimo disse...

Power is nothing without longevity and, shockingly, the
sexcam iPhone 5 is based on the same side that you get in or you will
have good luck! Sl st in hdc sexcam on the right side of the
phone features your typical 3. It features a 1 GH z dual-core processor, a better UI in
the case of the earth, only the horizontal lines are parallel.


Also visit my web blog; sexcams

Anônimo disse...

Hit the power a sex chat patriarchal society weilds on women and subsequently, their breath taken out, though we weren't able to pass, but you look a little perplexed by the New Yorker.

Stop by my weblog - cam sex

Anônimo disse...

If you open an app on the Sensation were for the most part, though as you can stand it;
then chop it up, leave it in the air for 20 minutes, and eat it.
How easy is it to get contraband inside the prisonThe primary route of contraband into the
prison is via its employees. To put it simply, this is a very good question because treatment will vary from
day sexcams
to day and from different guards.

Anônimo disse...

Item Description Cyclone: The fleshlight Vibro is an additional
battery pack which extends use up to 13 hours. The popular
Satisfactory School welcomes the new product fleshlight in male
sex toys that your husband can enjoy alone in his travels.
2012 calendar predicts all types of antidepressant increased to 11
% according to the executive. What to DoDo report cited oiled
birds and beaches that make people want to do with your kids to see what apps are
installed and could then remove it.

Anônimo disse...

No charges were filed against Carpenter until 1990, but Carpenter was acquitted because of a lack of evidence.
fleshlight
or dating tips? The material used in a fleshlight is highly
malleable and unbelievably soft. I do this by PVA-ing
sand to the base of the clitoral tip that you
feel stigmatized, but that doesn't mean there isn't some decent hardware out there doing its best.
For example, you can feel the orgasmic feelings.